quinta-feira, 11 de março de 2010

PEC da Juventude na pauta

Está ocorrendo desde ontem (10) o Encontro Nacional de Conselhos de Juventude em Brasília, que acontecerá até amanhã.

O Conselho Municipal da Juventude de Balneário Camboriú está com representantes no evento que buscará de forma pioneira, por assim dizer, trazer efetivamente propostas de mudanças quanto a questão da juventude.


A JPS-BC levantou a questão da busca em colocar na agenda governamental, no encontro, o Projeto de Lei Complementar 42/2008 que busca inserir no texto constitucional, políticas públicas que beneficiem jovens dos 16 aos 29 anos. " A proposta feita ao conselho foi de trabalharmos com as lideranças sociais e políticas na busca por uma solução a esta situação que a é um problema público e que não possue políticas públicas efetivas devido a não inclusão na Constituição." Explana Lipe Reinecke, Presidente da JPS-BC e representante no COMJUV.


O presidente ainda defendeu na reunião que a questão é supra-partidária, necessitando a articulação de todos para que dê certo, necessitando haver pressão por parte das bases para se ter um avanço. Falou ainda do trabalho da JPS a nível estadual na articulação para a aprovação da PEC, onde temos como apoiadores do movimento, o Senador Raimundo Comlombo (DEM-SC) que já fez o pedido para a aprovação imediata do projeto de lei.


Diretoria de Comunicação

quinta-feira, 4 de março de 2010

Palestra sobre Projeto Rondon

Amanhã às 19 horas no Auditório do bloco de Direito na UNIVALI em Itajaí acontecerá o II Seminário do Projeto Rondon.

O Presidente da JPS-BC, Lipe Reinecke, será um dos palestrantes. Ele relatará junto às equipes da UNIVALI que particparam da Operação Centro-Nordeste 2010 sua experiência. " O projeto Rondon é uma oportunidade única para o acadêmico, onde ele estará contrastando com uma realidade muito diferente da sua, verá um outro Brasil".

O Projeto Rondon é uma iniciativa do Governo Federal, que existe a mais de três décadas. Ele foi desativado na década de 90 e em 2005 foi reativado. A principal mudança foi que o projeto antes de meses e de caráter assistencialista passou a ser um projeto de 17 dias com o intuito de gerar multiplicadores. "Tivemos a missão desafiadora de ensinar um povo que até hoje é substimado e carece de muita atenção do governo, não é só com Bolsa família que conseguiremos dar a eles a oportunidade de crescimento, lá ensinamos a pescar." Enfatiza.

Em sua missão no nordeste brasileiro, na cidade de Capela - Al ele nos contou que ficou muito contente em poder trabalhar Planejamento Público, Plano Diretor e abrir o debate sobre geração de trabalho e renda. Seu maior êxito foi poder contribuir num projeto ambicioso que foi o Fórum Social de Capela, onde utilizou mecanismos de participação baseados na radicalização democrática, finalizando num documento que foi entregue ao poder público com as prioridades da cidade e suas possíveis possibilidades de melhoria.


Contamos com a sua presença!

Diretoria de Comunicação