O ex-presidente da república e ex-governador de Minas Gerais, Itamar Franco, oficializou sua filiação ao PPS, em cerimônia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais no início do mês.
Depois de 3 anos fora do front político, e da ainda não muito bem entendida saída de PMDB ele vem trazer experiência a oposição governista e como um general ancião traz as coordenadas ao grupo que vem se formando com o BDR (Bloco Democrático Reformista). Mostrando que sua vinda não é eleitoreira, mas sim estratégica.
Itamar Franco assumiu a presidência após o Impeachment de Fernando Collor de Mello de forma interina entre outubro e dezembro de 92, e em caráter definitivo em 29 de dezembro de 1992. O Brasil vivia um dos momentos mais difíceis de sua história: recessão prolongada, inflação aguda e crônica, desemprego, etc.
No governo de Itamar Franco foi elaborado o mais bem-sucedido plano de controle inflacionário da Nova República: o Plano Real. Montado pelo seu Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o plano visava criar uma unidade real de valor (URV) para todos os produtos, desvinculada da moeda vigente, o Cruzeiro Real. Desta forma, cada URV correspondia a US$ 1. Posteriormente a URV veio a ser denominada “Real”, a nova moeda brasileira. O Plano Real foi eficiente, já que proporcionou o aumento do poder de compra dos brasileiros e o controle da inflação. A inflação foi o grande gancho, uma das poucas ferramentas de Estado Máximo, onde se tem controle fixo da taxa.
Uma das pessoas mais importantes de nossa nação agora está do nosso lado para nos dar o caminho dos tijolos amarelos, vermelhos, azuis, qual seja a cor.
Abraços,
Paulo Roberto Serafim
Um comentário:
Ótima reportagem é muito gratificante ficar sabendo que temos ao nosso lado uma pessoa tão importante quanto Itamar Franco.
Obrigada!!
Postar um comentário