Líderes de DEM, PSDB e PPS não vão a reunião na casa de Michel Temer.Eles são contra a urgência constitucional determinada pelo presidente Lula.
Os líderes de DEM, PSDB e PPS decidiram boicotar a reunião de líderes desta terça-feira (8) na casa do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). A ausência de Ronaldo Caiado (DEM-GO), José Aníbal (PSDB-SP) e Fernando Coruja (PPS-SC) acontece porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu manter a urgência constitucional nos quatro projetos que tratam do marco regulatório do pré-sal.
Na reunião, a intenção era construir um calendário de votações para a Casa, mas a ausência da oposição reafirma a manutenção de uma obstrução em plenário de DEM, PSDB e PPS.
Estes partidos atacam a urgência constitucional dos projetos sobre o pré-sal pois desejam mais tempo para o debate. Com a urgência, as propostas passam a trancar a pauta da Câmara em 45 dias se não forem votadas até lá. O mesmo acontece no Senado. A oposição argumenta que o governo demorou quase dois anos para construir a proposta e não seria justo o Congresso ter que resolver o tema em 90 dias.
Da parte do governo, entretanto, há temor que a discussão seja levada para o período eleitoral de 2010. Com a urgência, há a expectativa de que os projetos sejam votados ainda neste ano.
Nesta terça-feira, Temer deve decidir como serão formadas as quatro comissões que serão formadas para discutir cada projeto. A tendência é que os partidos da base fiquem com a presidência e a relatoria de todas essas comissões. Os nomes dos deputados que comandarão as discussões devem ser divulgados nesta tarde.
Abraços,
Paulo Roberto Serafim
Nenhum comentário:
Postar um comentário