domingo, 30 de agosto de 2009

JPS-BC entrega Manifesto ao Sen. Colombo

JPS-BC entregou em nome da JPS-SC um manifesto ao Sen. Colombo (DEM-SC) na última sexta-feira (28) que em visita a Balneário Camboriú participou com os acadêmicos de Administração Pública da UDESC de um debate no estilo do programa Roda Viva.

Aproveitando o momento o presidente da JPS-BC e acadêmico de Administração Pública, Lipe Reinecke, entregou em mãos um manifesto ao senador pedindo que a ele a retirada da PEC 42/2008, PEC da Juventude, da gaveta em que se encontra no Senado Federal. "O momento foi oportúnuo pois o Senador Colombo se diz um candidato que se diz um apoiador da juventude", disse Lipe. Além da entrega ao senador o presidente da JPS-BC aproveitou também o espaço para falar às 150 pessoas presentes, entre acadêmicos, professores, funcionários e políticos da região, que os jovens, ainda mais os estudantes de administração pública devem participar mais da política. "Para que tenhamos renovação na política temos que buscar nosso espaço, temos aqui o conhecimento necessário para isso", concluiu.

A PEC da Juventude prevê maiores benefícios constitucionais aos jovens, faixa etária entre 16 - 29 anos. Hoje não existem políticas públicas efetivas para esta faixa da sociedade, sendo que existem cerca de 40 milhões de jovens em nosso país, representando quase 20% da população nacional. A busca por solução neste caso vem do Conselho Nacional da Juventude, que já tenta costurar entre as juventudes partidárias a busca pela aprovação. Se não houver solução próxima a este caso, pode ser esquecida de vez como foi a MP Pró-Jovem.

Paulo Serafim

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PPS formaliza pedido por imagens de Lina Vieira

O líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja (SC), apresentou nesta terça-feira (25), pedido formal ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Armando Félix, para que apresente as cópias de segurança (backup) das imagens registradas no Palácio do Planalto nos últimos seis meses de 2008.

A iniciativa é mais uma tentativa da oposição de confirmar ou não a realização do encontro entre a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a ex-secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira.

O requerimento pede também cópia do contrato celebrado em 2004 para a implantação do sistema de câmeras de vigilância eletrônica, ao qual o GSI se refere para manter as gravações pelo período de apenas 30 dias, e todos os outros contratos de segurança relativos ao Palácio do Planalto. No requerimento, o líder do PPS também pede o registro de entradas e saídas de pessoas no Planalto nos últimos seis meses do ano passado.

Lina X Dilma

Lina Vieira afirma que, nessa reunião, a ministra Dilma teria pedido a ela que acelerasse a auditoria nas empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), gerenciadas pelo filho do senador, Fernando Sarney.

Dilma nega o encontro e afirma não ter feito pedido algum. O requerimento do PPS foi feito após o ministro Félix ter informado que as imagens registradas nos corredores do palácio só ficam armazenadas durante 30 dias. "Não é crível que não se tenha feito sequer o backup das imagens", afirmou Coruja.

Abraços,


Paulo Roberto Serafim

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Manifestação pela sobrevivência de Itajaí

Em número menor do que o esperado, trabalhadores de diversas categorias e estudantes se concentraram na Praça da Igreja Matriz para chamar a atenção da imprensa e das autoridades para os problemas enfrentados pelo Porto de Itajaí e pelos problemas na economia da cidade. Os comerciantes da cidade nem apareceram e a participação dos trabalhadores portuários foi bem discreta.

Para o presidente da Força Sindical SC, Osvaldo Mafra, pouca coisa mudou desde a primeira manifestação no dia 28 de abril. “Nossa carta de reivindicação é a mesma. Nada foi feito [desde a 1ª manifestação] e hoje a situação é ainda pior”, lamentou o sindicalista.

O movimento começou por volta das 10 horas da manhã na Praça da Matriz, depois os manifestantes seguiram pela Rua Hercílio Luz e pela Rua Prefeito Paulo Bauer (Rua do Ferry-Boat) seguiram até o Porto de Itajaí, onde terminou por volta das 12h40.

Diversos sindicatos participaram da manifestação e levaram faixas defendendo suas causas. A manifestação chamou a atenção para o grande número de estudantes da rede estadual de ensino de Itajaí que compareceram aos montes para fugir da aula, e do movimento Reinventar de Florianópolis, que pintou o rosto e levou para a Praça da Matriz o slogan “Fora Sarney”, em protesto contra a crise no Senado, representantes da força sindical, sindicato dos metalúrgicos e caminhoneiros também compareceram.

A Força Sindical esperava a participação de pelo menos 3 mil pessoas, mas segundo a PM, havia cerca de 500 manifestantes. As lojas da Rua Hercílio Luz permaneceram abertas e funcionando durante todo o protesto, com exceção de uma loja de material esportivo que fechou e seus funcionários foram para a manifestação.

A manifestação tinha previsão de terminar em frente à Portovane, porto privado de Navegantes. Segundo Mafra, o motivo da desistência da ida à Portonave por suspeita de que o Batalhão especial da Polícia estaria na cidade vizinha. Porém, alguns afirmam que o motivo foi o baixo número de manifestantes.


Abraços,


Paulo Roberto Serafim

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sir Ney, a Novela

Para quem gosta de novelas, não há hoje uma mais interessante que a novela do Senado. É só você colocar na TV Senado, ou mesmo ver a "Tititi", que neste tipo de ficção global passa os melhores momentos nos jornais. O mais interessante é que ela também tem final feliz, para o Coronel Sarney e seus herdeiros, que não dão um total de 0,0001% da população, mas em cargos de confiança são os campeões. Daqui a pouco vai ter gente brigando na justiça para dizer que é parente dele, porque está tão fácil não?

Como um governo consegue segurar um câncer deste tamanho? Como numa guerra vemos os soldados da infantaria morrendo no campo de batalha, e também oficias do PT e PMDB se rendendo ao bom senso, e alguns brincando de "Vou e não vou" como o (que já foi um grande) senador Mercadante, mas este será assunto para outro post.

Mesmo com as crises e reformas de Estado vividas pelo Brasil neste século, o estilo destes governantes himperalistas continuam, mesmo muitos esperando pelo Novo Gerencialismo Público imposto pelo jovem e astuto Aécio Neves (MG), algo que conhecemos nas academias desde a década de 80. Mas infelismente perdemos o ânimo vendo uma administração que nos remete ao início do século passado, onde os coronéis do café, e política do bico de pena (voto de cabresto) dominavam. Estes mesmos governantes faziam política para seus grupos, não estavam " se lixando para opinião pública", citando aqui o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS).

É bom voltarmos ao passado, infelismente neste caso, é meio desesperançoso e dolorido voltar. Temos nós formadores de opinião levar estas palavras para os menos abastados, levar estas discussões para o bar, para a escola, faculdade, empresa, repartições públicas, partidos políticios, representantes seja qual partido for. Não podemos dar a outra face para ele bater!

Lipe Reinecke

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Obras do Porto devem ficar para 2010

Uma nova licitação será realizada para que as obras do Porto de Itajaí tenham continuidade. O governador Luiz Henrique da Silveira anunciou a medida no ultimo dia 12 em uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

O governador anunciou a medida após saber, pelo ministro Geddel Vieira, que não será possível reconstruir o porto através de um decreto de emergência. Segundo o ministro, para ser considerada em caráter de emergência as obras deveriam ter sido contratadas 120 dias após o primeiro decreto.

Agora, o governo terá que analisar a capacidade do exército em realizar as obras, pois a corporação não tem estrutura para concluir os trabalhos, e uma parte da obra teria que ser contratada por meio de licitação. Com isso, as obras devem atrasar pelo menos seis meses, ou seja, devem continuar apenas no próximo ano.

O ministro da Integração Nacional anunciou que vai repassar R$ 35 milhões ao estado, que terá que arcar com 1% de contrapartida. A intenção é disponibilizar a verba para a contratação de obras de dragagem para o Porto de Itajaí.


Abraços,


Paulo Roberto Serafim

sábado, 15 de agosto de 2009

Bazar Beneficente Casa da Criança


Sábado passado (08) aconteceu o Bazar Beneficiente na Casa da Criança, que fica na 6ª Avenida. O Bazar tem importante papel social, visto que ajuda a Casa da Criança a angariar fundos e também a comunidade pois estava sendo vendido peças de roupas por apenas 1 real.


A Juventude Popular Socialista participou do evento, representada pelo presidente Lipe Reinecke, suplente Paulo Serafim e Helen Stefany. A participação ao evento foi além da simples presença, como disse o presidente. "A nossa visita a Casa da Criança foi antes de tudo, uma faze da construção do Plano de Ações Sociais da JPS, não basta termos o nome Social na sigla, temos que conhecer a realidade em que vivemos e ajudar a construir um futuro melhor para nossa sociedade." Além da ajuda no evento os jovens também conversaram com a Presidente da Casa, Dra. Reti Jane, e esta se mostrou muito aberta a ações direcionadas a Casa da Criança deixando as portas abertas da Casa para ações da JPS-BC. "Agora damos um importante passo, ações assim nos deixam muito felizes em atuar junto a comunidade, ainda mais quando se trata de crianças". Disse Paulo.


O próximo compromisso social da JPS-BC será a participação no Pedágio do Centro de Recuperação Viver Livre no próximo sábado.


Diretoria de Comunicação


-----

Seja nosso amigo no Orkut!


----

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Salário Regional é aprovado na Comissão de Constituição e Justiça

Na última terça-feira, dia 11, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) o projeto que institui o Salário Mínimo Regional no estado.

O projeto que tem apoio da Força Sindical e outras entidades trabalhadoras do estado, que recolheram aproximadamente 45 mil assinaturas em defesa do projeto, enfrenta a oposição dos sindicatos patronais. O projeto foi enviado em caráter de urgência pelo governador Luiz Henrique da Silveira.

Após passar pela Comissão de Constituição e Justiça, a projeto vai a plenário para votação dos deputados.

Na proposta, o governo do estado dividiu as categorias de trabalhadores em quatro níveis. Os valores propostos são: R$ 587,00, R$ 616,00, R$ 647,00 e R$ 679,00. Esses valores substituem o salário mínimo nacional e vão ser aplicados na carga horária máxima permitida. Os pisos só valem para as categorias que não tenham definição salarial em lei federal, convenção ou acordo coletivo.

Segue abaixo as categorias contempladas e os valores do mínimo estadual:

R$ 587,00 - Trabalhadores da agricultura e pecuária; de indústrias extrativistas e de beneficiamento; de empresas de pesca e aquicultura; empregados domésticos; do turismo e hospitalidade; da indústria da construção civil; da indústria de instrumentos musicais e brinquedos; de estabelecimentos hípicos e empregados motociclistas (motoboys), no transporte de documentos e pequenos volumes.
R$ 616,00 - Trabalhadores nas indústrias do vestuário e calçado; da fiação e tecelagem; de artefatos de couro; de papel, papelão e cortiça; de empresas distribuidoras e vendedoras de jornais e revistas; empregados em bancas e vendedores ambulantes de jornais e revistas; empregados na administração das empresas proprietárias de jornais e revistas; empregados em estabelecimentos de serviços de saúde e em empresas de comunicação e telemarketing.
R$ 647,00 - Trabalhadores nas indústrias do mobiliário; química e farmacêuticas; cinematográficas; da alimentação; empregados no comércio em geral e agentes autônomos do comércio.
R$ 679,00 - Trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mecânicas, de material elétrico, gráficas, de vidros, cristais, espelhos, cerâmicas de louça e porcelana, artefatos de borracha, de joalheria; em empresas de seguros privados e capitalização de agentes autônomos de seguros e de crédito; em edifícios e condomínios residenciais, comerciais e similares; empregados em estabelecimentos de cultura; em processamento de dados e transporte em geral.

Fonte: Redação Itajaí News


Abraços,


Paulo Roberto Serafim

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O crime de Hiroshima completa 64 anos

No dia 6 de Agosto de 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, a cidade japonesa de Hiroshima foi desnecessariamente bombardeada pela força aérea americana. Três dias mais tarde segui-se o bombardeio de Nagasaki. Sua justificação era forçar a rendição do Japão, porém, o que ficou evidenciado era que ambas faziam parte de uma verdadeira demonstração de força do armamento nuclear dos EUA. As cidades foram escolhidas por estarem situadas exatamente entre vales, o que facilitaria a avaliação dos danos causados pela nova tecnologia bélica, a qual nunca até então havia sido usada e nem se sabia quais seriam suas consequências. Soma-se a isso o fato de que essas cidades nunca sofreram ataques durante a Segunda Guerra, ou seja, eram pouco vigiadas.

A detonação da Little Boy, como era chamada a bomba que causou a morte de mais de 250 mil pessoas em Hiroshima, foi ouvida até o alcance das cidades vizinhas. Ela destruiu tudo o que encontrava num raio de dois quilômetros e meio, devastando vegetação e estrutura da cidade. Porém, o aporte térmico da bomba teve um alcance ainda maior. A detonação da Fat Man sobre Nagasaki causou tanta destruição quanto em Hiroshima.

Sobreviventes que sofreram fortes queimaduras devidas á propagação do intenso calor, fora da área de explosão, andavam pelas ruas sem saber o que havia acontecido. A radioatividade se espalhou provocando chuvas ácidas, causando a contaminação da região, incluindo lagos, rios, plantações. Os sobreviventes foram atendidos dias depois, o que ocasionou a morte lenta e agonizante de muitos. Até os dias de hoje os descendentes dos habitantes afetados sofrem os efeitos da radioatividade.

Tempos depois a cidade foi sendo reconstruída. Após mais de 60 anos decorridos da tragédia que marcou a história mundial, Hiroshima se transformou numa cidade moderna e desenvolvida, com árvores, prédios, pessoas circulando e carros, como em qualquer outra. Contudo, as lembranças continuam vivas dentro de cada um. Sendo assim foi construído o Memorial da Paz de Hiroshima, uma das atrações mais visitadas no Japão, servindo de apelo à paz e um acervo cultural.

Abraço a todos,

Paulo Roberto Serafim

BID empresta US$ 50 mi para melhorar estradas em Santa Catarina

WASHINGTON, EUA, 5 Ago 2009 (AFP) - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou nesta quarta-feira em comunicado um empréstimo de 50 milhões de dólares para melhorar a malha viária do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.

O dinheiro será investido na pavimentação de cerca de 50 km de estradas, entre elas a que liga as cidades de Irani e Lindóia do Sul, e na reabilitação de outros 50 km de vias, entre elas as que ligam Taió a Passo Manso e São Domingos a Bom Jesus.

O BID financiou mais de 2.300 km de estradas em Santa Catarina desde 1980, ano em que concedeu seu primeiro empréstimo para melhorar a rede viária do estado lembra o comunicado.

Abraços,

Paulo Roberto Serafim

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Pontos que mais registram infrações em Bc

Das 8225 infrações registradas nos semáforos em Maio pelo Fumtran, o maior número de notificação foi no ponto 01, com 1058 infrações na Avenida do Estado com Avenida Santa Catarina, sentido Centro/BR 101. Sendo 782 registros somente por transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20%. Na mesma localidade, sentido BR 101/Centro (ponto 13), foram registradas 1029 infrações, sendo 489 também por transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20%. Outro ponto que registrou infrações é o 09, localizado na Avenida Brasil com a Avenida Alvin Bauer, sentido Centro/Barra sul. Foram registradas 824 transgressões no trânsito. O ponto 03 foi o que menos registrou infrações (Avenida Alvin Bauer com Terceira Avenida, sentido Centro/BR 101). Na localidade o sistema destacou 106 infrações.
Um dado alarmante chamou a atenção no ponto 12 (Terceira Avenida com Avenida Dos Estados) foram registrados 530 avanços de sinal vermelho. No geral da estatística apresentada, transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 50%, foi a que menos gerou notificação, 66 no mês de maio. Os aparelhos sensoriais estão instalados em 14 pontos da cidade.

Abraço,

Paulo Roberto Serafim

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Lula, antes e depois de assumir

Amigos e amigas, circula por e-mails esta inteligente criação:

Lula antes da posse:

Nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa ação.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.

Lula depois da posse:

Leia o mesmo texto de baixo para cima.

------

Como em toda história infantil, este texto nos mostra uma mensagem muito clara:
"Toda brincadeira tem um fundo de verdade", ou será que não estamos falando de uma brincadeira?

Comentem,

Lipe Reinecke